Fone JBL pifou – Método de resolução de problemas (MRP) aplicado

O “causo”: tenho um fone bluetooth da JBL que pifou. Aplico o questionário MRP para exemplificar a solução de problemas:

  1. Qual é o problema?
    O fone não liga.
    • É relevante? [do ponto de vista econômico e ou em efeitos futuros]
      Sim, apenas do ponto de vista econômico. Custa cerca de R$200,00, ao passo que a reclamação ao fabricante deve levar alguns minutos.
      [Se não for relevante, questão encerrada]
    • É possível solucionar?
      Sim, pode ser com o reparo ou substituição do produto.
      [Caso não, questão encerrada]
    • O problema foi confirmado? [Foram feitos testes? quando se tratar de problemas físicos; Fou examinado mais à fundo, sob mais de um ponto de vista? quando se tratar de um problema conceitual]
      Sim, o fone não liga, aparentemente não carrega mais. Testei com vários carregadores, por várias horas, sem nenhum resultado.
  2. Qual a solução?
    Executar a garantia.
    [Se não houver solução, caso encerrado]
    • É possível criar um roteiro de tarefas para a execução da solução?
      Sim:
      • Localizar a nota fiscal; Ok;
      • Localizar o termo de garantia; OK;
      • Obter informações com o fabricante de como executar a garantia; Ok, expedida ordem de postagem;
      • Embalar fone para envio; OK, para enviar por e-ticket, nos Correios, é só apresentar o item embalado, a nota foscal e o código de postagem. A etiqueta com endereço e demais providências serão tomadas pelos Correios. Nas fotos, reciclei a caixa perfeita para o fone!
      • Postar nos Correios; [Estamos aqui].

As peculiaridades

No site o fabricante, é exigido o IMEI (no caso de telefones) ou o número de série, que não econtrei… arrisquei uma etiqueta que existe na caixa, parece que deu certo, Melhor seria o fabricante orientar como obter tal número.


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