Os mistérios e a diversão num carro velho não limites!
Tenho cá meu querido V1 (o da esquerda):
V1 porque tinha também o V2 (o da direita), do mesmo ano e mesma cor!.
Sim, o meu, herdado de meu saudoso pai, é a versão LX, comprei um GLX para “roubar” algumas peças de acabamento, porém, essa relação durou uns 10 anos.
Recentemente, por falta de espaço, doei o V2 ao filho de um grande amigo…
Mas enfim, à história do alternador:
Dia desses o velhinho parou de carregar a bateria. O carrinho foi camarada, começou a diminuir os faróis, a dar sinais que ia arriar e chegou até em casa, entrou na garagem e desmaiou!
Muito bem, passou a noite no carregador lento, pela manhã, bateria normal, passou nos testes sem problemas. Então, problema no alternador, não há dúvida!
Mais alguns testes rápidos, todos confirmando: a tensão não aumenta com o carro ligado, mesmo medindo logo na saída do alternador…; terra do motor OK; ponte de diodos OK; controlador de tensão OK; não há dúvida, no alternador, foi a bobina de campo (ou estator) (13) ou o rotor (ou induzido) (5) (devia ter gravado os testes…. outro dia refaço):
Então, peço à esposa, compre um K1 de 55 a 65Ah para o Verona.
Chego em casa, sem reposta se foi ou não comprado, faço a compra.
O resumo: compramos 2 alternadores!!!
Pois bem, um outro problema que estava no V1 era a lâmpada da bateria no painel. Estava queimada há alguns dias. Antes dos alternadores chegarem, troquei a lâmpada do painel.
E? Adivinhe?
O sistema voltou a funcionar normalmente! Não é possível que a lâmpada queimada no painel seja a causa…. de medo, não testei. Mas foi a única alteração.
Supondo que se tratava de algum mau contato, resolvi esperar o defeito se manifestar novamente para, então, identificar o que de fato ocorreu e trocar o alternador.
Isso tem quase dois anos, o defeito nunca mais se manifestou!
Então, estou vendendo os alternadores no Mercado Livre:
Listo os documentos que juntei sobre o alternador:
- Artigo do Newton C. Braga sobre alternadores e dínamos: Como funciona o alternador (ART094) (newtoncbraga.com.br)
- Uma dica de como testar o regulador na bancada: marido de aluguel: teste do regulador de tensao na bancada (nh-maridodealuguel.blogspot.com)
- Dois manuais de reparo:
- Catálogo de aplicação de alternadores.
E, algum dia ainda vou testar se, sem a lâmpada de painel, o alternador não carrega!
Por ora, é isso!
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