Da lama ao caos na web

Tô enfiado na lama
É um bairro sujo
Onde os urubus têm casas
E eu não tenho asas…

Usando o Google hoje me lembrei da banda Chico Science e Nação Zumbi, recomendando de cara três músicas para compor a trilha deste post: “Manguetown”, de onde tirei o trecho, “Da lama ao caos”, de onde tirei o título e “Computadores fazem arte”, de onde veio o corpo:

Hoje, 92% do tráfego de qualquer site vem do Google (segundo a Forbes), logo, o Google é a internet, sendo irrelevante o que pensamos ou sentimos sobre isso.

Porém, desde um anos para cá as buscas do Google tem ido de mal a pior, da lama ao caos.

Como exemplo, estou tentando comprar pneus para o Toyota Bandeirante, não entendo nada sobre pneus de caminhão (sim, o bandeco usa pneus de caminhão, pneus profissionais). Não conheço marcas ou detalhes.

Nesses momentos o Google sempre salvou, mas não mais.

Hoje eu divido as buscas em duas categorias:

Questões que tenho o mínimo de noção, que sei identificar as aberrações e filtrar razoavelmente bem o conteúdo;

Questões que conheço tão pouco, que não consigo mais navegar entre o que presta ou não, tal como pneus para o bandeirante.

O que o Google mostra:

  • Anúncios pagos, até aí OK;
  • Propagandas e sites que usam muito bem o SEO (Search Engine Optimization/ Otimização para mecanismos de busca), com nenhum conteúdo relevante.

O que interessa está perdido nesse mar de lama.

O que fez o Google ser o Google, a relevância dos resultados, acabou! Tivesse eu muito dinheiro ou morasse num país com investimentos pesados em tecnologia, iria tentar reunir uma turma para preencher o espaço deixado pelo Google… sim, entendo que o Golias está prestes a ser derrotado por alguma empresa que volte a oferecer resultados relevantes.

O próprio Google está ciente do problema, promete usar inteligência artificial para filtrar os sites de spam e entregar conteúdo verdadeiramente relevante. Me parece que, ao menos nos EUA, as diretrizes fixadas pelo próprio Google para SEO se tornaram seu calcanhar de Aquiles.

E pior: muitos sites reais e relevantes, que seguem estas “guidelines” estão sendo prejudicados pelo novo modelo do Google, que parece estar dando prioridade a conteúdos “criados por humanos” vindos do Reddit (+126%), Quora (+84%) Likedin (+8%) e Instagram (+40%) de exibição nas buscas. Agora cá entre nós, priorizar conteúdos de redes sociais não me parece ser a melhor estratégia. Todos números dos EUA, onde o novo modelo está sendo testado). Eis a matéria pelo Google: More content by people, for people in Search (blog.google) e outra pela BBC: Google just updated its algorithm. The Internet will never be the same (bbc.com).

Me parece que teremos mudanças grandes na cara da internet nos próximos meses, alteração no algoritmo do Google tende a trazer mudanças profundas que vão nos obrigar (quem trabalha com isso) a estudar o novo mecanismo.

Em tempo, minha irritação vem da compra errada: Os pneus originais do bandeco são 7.5-16, 113/112 para tração, sei disso agora. Porém comprei 7.0-16, 113/112. A meia polegada não vai fazer grande diferença… mas está errado! Fui levado ao erro por sites que apareceram na frente no Google, com excelente SEO e péssimo conteúdo! Infelizmente vou ter ficar com os errados mesmo, se pneu para carro já custam uma fortuna, para caminhão é melhor nem trazer para a discussão.

É isso.


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