Tô enfiado na lama
É um bairro sujo
Onde os urubus têm casas
E eu não tenho asas…
Usando o Google hoje me lembrei da banda Chico Science e Nação Zumbi, recomendando de cara três músicas para compor a trilha deste post: “Manguetown”, de onde tirei o trecho, “Da lama ao caos”, de onde tirei o título e “Computadores fazem arte”, de onde veio o corpo:
Hoje, 92% do tráfego de qualquer site vem do Google (segundo a Forbes), logo, o Google é a internet, sendo irrelevante o que pensamos ou sentimos sobre isso.
Porém, desde um anos para cá as buscas do Google tem ido de mal a pior, da lama ao caos.
Como exemplo, estou tentando comprar pneus para o Toyota Bandeirante, não entendo nada sobre pneus de caminhão (sim, o bandeco usa pneus de caminhão, pneus profissionais). Não conheço marcas ou detalhes.
![](https://ort.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/05/DALL·E-2024-05-22-19.05.35-A-black-and-white-stylized-drawing-of-a-classic-Toyota-Bandeirante-pickup-truck-also-known-as-the-old-Land-Cruiser.-The-illustration-should-highlight.webp)
Nesses momentos o Google sempre salvou, mas não mais.
Hoje eu divido as buscas em duas categorias:
Questões que tenho o mínimo de noção, que sei identificar as aberrações e filtrar razoavelmente bem o conteúdo;
Questões que conheço tão pouco, que não consigo mais navegar entre o que presta ou não, tal como pneus para o bandeirante.
O que o Google mostra:
- Anúncios pagos, até aí OK;
- Propagandas e sites que usam muito bem o SEO (Search Engine Optimization/ Otimização para mecanismos de busca), com nenhum conteúdo relevante.
O que interessa está perdido nesse mar de lama.
O que fez o Google ser o Google, a relevância dos resultados, acabou! Tivesse eu muito dinheiro ou morasse num país com investimentos pesados em tecnologia, iria tentar reunir uma turma para preencher o espaço deixado pelo Google… sim, entendo que o Golias está prestes a ser derrotado por alguma empresa que volte a oferecer resultados relevantes.
O próprio Google está ciente do problema, promete usar inteligência artificial para filtrar os sites de spam e entregar conteúdo verdadeiramente relevante. Me parece que, ao menos nos EUA, as diretrizes fixadas pelo próprio Google para SEO se tornaram seu calcanhar de Aquiles.
E pior: muitos sites reais e relevantes, que seguem estas “guidelines” estão sendo prejudicados pelo novo modelo do Google, que parece estar dando prioridade a conteúdos “criados por humanos” vindos do Reddit (+126%), Quora (+84%) Likedin (+8%) e Instagram (+40%) de exibição nas buscas. Agora cá entre nós, priorizar conteúdos de redes sociais não me parece ser a melhor estratégia. Todos números dos EUA, onde o novo modelo está sendo testado). Eis a matéria pelo Google: More content by people, for people in Search (blog.google) e outra pela BBC: Google just updated its algorithm. The Internet will never be the same (bbc.com).
![](https://ort.com.br/blog/wp-content/uploads/2024/05/p0j04fnt.jpg-1024x576.webp)
Me parece que teremos mudanças grandes na cara da internet nos próximos meses, alteração no algoritmo do Google tende a trazer mudanças profundas que vão nos obrigar (quem trabalha com isso) a estudar o novo mecanismo.
Em tempo, minha irritação vem da compra errada: Os pneus originais do bandeco são 7.5-16, 113/112 para tração, sei disso agora. Porém comprei 7.0-16, 113/112. A meia polegada não vai fazer grande diferença… mas está errado! Fui levado ao erro por sites que apareceram na frente no Google, com excelente SEO e péssimo conteúdo! Infelizmente vou ter ficar com os errados mesmo, se pneu para carro já custam uma fortuna, para caminhão é melhor nem trazer para a discussão.
É isso.
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