Driver para carretinha

O causo: Tio instala um engate em seu carro, pois comprou uma carretinha para levar ferramentas. De fato, uma mão na roda. Porém, toda vez que usa o reboque, os fusíveis da luz de freio e da lanterna queimam. Volta ao eletricista que resolve o problema: substitui os fusíveis de 10A para 20A…

Melhor não comentar a solução!

Para preservar o sistema elétrico do seu carro é necessário ligar um driver para isolar os sistemas, evitando sobrecarga no circuito original do carro.

Instalei dois aqui, um no meu valente Verona, outro numa TR4, usei esses da imagem, que tem bom preço e estão funcionando bem há cerca de 6 meses.

Eis o esquema da correta ligação de uma carretinha:

“Puxe” um fio direto da bateria, com bitola mínima de 2,5mm, colocando um fusível de 10A junto à ligação na bateria. Assim, qualquer problema nesta instalação, o fusível abrirá evitando qualquer dano.

O driver vai, por meio de relês, enviar energia para as lâmpadas da carretinha por esse condutor, tomando da instalação do carro somente a corrente necessária para acionar o relê.

Para melhor ilustrar, vamos comparar:

Uma lâmpada comum, de freio, tem 21W que, em 12v, consome 1,75A. Imagine que a carreta conta com duas luzes de freio, já são mais 3,5A no sistema do carro, que foi projetado para ligar somente uma lâmpada em cada circuito. Já o relê, para ser acionado, consome cerca de 30mA, ou 0,03A, logo, não vai forçar em nada o sistema elétrico original.

Então a dica: INSTALE SEMPRE UM DRIVER.

Em tempo:

Os fusíveis e disjuntores tem uma única função: proteger a instalação elétrica, proteger os fios. A dimensão do fusível é dada pela bitola do fio naquele circuito, não pelo que vai ligado. Logo, nunca, sob pena de por fogo em seu carro, aumente a corrente de um fusível que está queimando.


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