[Em construção]
O “causo”: umas das modernidades automotivas que me acostumei é o botão de partida, ao inv}es se segurar na chave o giro do motor de partida, apertar um botão e pronto! Quero instalar no velho Verona.
![](https://ort.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/08/Push-Start-Vid-1024x576.jpg)
Resolvendo o projeto em etapas:
Primeiro é preciso obter o dado de giro do motor, acionado o botão start/stop é preciso conhecer o giro para inicialmente definir o estado (motor girando/parado) e a velocidade do giro.
Para tanto dois projetos de antigas revistas que podem servir:
Basicamente preciso de um conversor de frequência em tensão, com as proteções para os picos de tensão e interferência que velho sistema de ignição do Verona gera.
Seguem os dois possíveis projetos para esta parte, um com 4093, outro com LM2917, ambos de antigas revistas de eletrônica:
![](https://ort.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/08/Aprendendo-_-Praticando-Eletronica-Vol-35-770x1024.jpg)
![](https://ort.com.br/blog/wp-content/uploads/2023/08/ape.png)
A primeira revista não sei exatamente qual é, a segunda é da Aprendendo e Praticando Eletrônica nº 50.
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