Arduino Display Oled 0.96 Branco Gráfico I2c 128×64 (artigo 22)

A ideia: No nosso controle do poço, exibir o status do painel com texto.

Comprei este no Mercado Livre (Display Oled 0.96 Branco Gráfico I2c 128×64 Arduino) – NÃO SOU EU QUEM ESTÁ VENDENDO, só para deixar claro, kkkkkk:

Segundo o esquema de pinos do Arduino nano (Arduino Nano, pinos e ligações – Ort), os pinos do barramento i2C são o A4 (SDA) e o A5 (SCL).

O barramento i2C permite a ligação de um sem de periféricos, em paralelo. Para conhecer melhor, artigo do mestre Newton C. Braga: Conheça o Barramento I2C (MIC098) (newtoncbraga.com.br)

No caso estou conectando o display num Arduino nano, sendo esta a sequência display/Arduino: GND–>GND; VCC–>5V; SCL–>A5; SDA–>A4. Pronto, para o teste inicial, usarei a alimentação pela USB:

Dados Técnicos (colhidos do anúncio do Mercado Livre):

  • Tensão de operação: 3,3-6V
  • Controlador SSD1306
  • Cor: Branco
  • Nível lógico: compatível 3,3 e 5V
  • Interface: I2C
  • Resolução: 128×64 pixels
  • Dimensões: 30 x 27mm

Pronto, conectado e com os dados em mãos, agora preciso escolher uma biblioteca para trabalhar com esse display. É possível controlar o display sem biblioteca? pergunta o novato…. sim, é possível! Contudo, só é válido se tu tiver muitas horas para empregar e o interesse acadêmico no desenvolvimento… não é o meu caso, só quero automatizar um poço e deixar o negócio engraçadinho.

Então, à escolha da biblioteca:

Usar biblioteca tem a vantagem de cortar um baita caminho no trabalho, porém, tem suas desvantagens… vai ocupar muito espaço na memória sem utilidade… o uso vai estar limitado ao previsto pela biblioteca… então, ao escolher, estes são os dois parâmetros fundamentais: tamanho (seu programa deve comportar seu código mais as bibliotecas que vai usar, até o limite do Arduino) e deve conter os comandos e funções que precisa.

No caso, eu quero exibir mensagens em texto, em bom tamanho de letra, com scroll lateral (ah, e com caracteres especiais, tipo o ç).

Nas pesquisas pela Internet, a primeira biblioteca que me apareceu foi a U8Glib, ví no site do Filipe Flop (Como conectar o Display Oled ao Arduino – FilipeFlop).

A instalação foi simples, e o resultado excelente (o programa de teste feito pelo Filipe pode ser baixado no link acima):

Pronto, display funcionando e testado!
Agora aprender os macetes dessa biblioteca (U8Glib) para chegar ao que eu quero: os avisos do status do poço.

E vamos ver se vou conseguir usar essa biblioteca, só ela está ocupando 88% do espaço:

Aos estudos (thelloworld · olikraus/u8glib Wiki · GitHub).

Meu objetivo: Mostrar mensagens em scroll. Aproveitei parte do design do exemplo:

Inicialmente, as mensagens são:

  • Falta de Fase;
  • Poço vazio, esperando encher, faltam 40 minutos;
  • Caixa d´água cheia;
  • Sobrecarga;
  • Aguardando timer;

Continuando as pesquisas, tem-se que a biblioteca inicial fora descontinuada, sendo substituída pela “u8g2”. Vamos à ela!

Home · olikraus/u8g2 Wiki · GitHub

Instalação da mesma forma, do vídeo acima:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *